top of page
Foto do escritorLuiz Maciel Segura dos Santos

Os pilares para o desenvolvimento do jogo

Atualizado: 27 de nov. de 2023

Enquanto eu pesquisava sobre maneiras de organizar as minhas ideias para começar a desenvolver o jogo, eu encontrei um vídeo de um canal gringo que falava bem sobre como organizar de maneira didática os pilares dos jogos.


Se tratava do canal Extra Credits, ele explicou que os 3 pilares são: Plot (Enredo), Character (Personagem) e Lore (História).


Sendo o Enredo o desenvolvimento dos atos do jogo, o apocalipse zumbi de left 4 dead, a ameaça do renascimento de um dragão capaz de devorar o mundo em Skyrim, são exemplos de enredo em jogos.


O Personagem, seria tudo em relação as características dos personagens do jogo, os seus sentimentos, o seu modo de pensar frente a situações de injustiças, o seu senso de humor até mesmo o modo de combate dele, tudo isso esta relacionado ao personagem.


Enquanto a História, se trata de da riqueza de detalhes para cada um dos objetos, locais, armaduras e tudo mais que existir dentro do universo desse jogo que o jogador possa interagir e descobrir essa história.


Esses 3 pilares em conjunto formam um jogo, porém para realmente possuir destaque no jogo, é preciso focar em um ou dois deles, pois caso cometa o erro de tentar desenvolver todos estes pilares ao mesmo tempo, uma falta de foco irá surgir e a tentativa de criar um jogo completo irá apenas resultar em um jogo que tenta atingir tudo mas não consegue atingir de maneira agradável nada.



três estátuas onde cada uma representa um dos seguintes pilares pilares: plot, char, lore

Com toda essa informação em mente, vou fazer o exercício de encaixar o tema do jogo que esta vago na minha mente dentro destes pilares.


Enredo:

O enredo do jogo encaminha o jogador a derrubar o estado e o sistema.


Personagem:

O personagem é um cidadão de uma classe social escolhida no inicio do jogo e que tem de lutar para sobreviver desde o inicio do jogo.

  • Não existe uma personalidade definida para este personagem

  • Não defini um nome para ele, pois a ideia de que ele possa ser de cerca de 4 contextos sócio econômicos diferentes dificulta isso

História:

A história do jogo esta atrelada as organizações que exercem poder e influência dentro do jogo, tendo toda uma hierarquia em cada uma delas, e conforme o avanço do jogo fosse acontecendo e o personagem fosse interagindo com estas instituições que surgiriam possibilidades de se comunicar com elas.


Tipos de organizações:

  • Governamentais

  • Criminosas

Sendo que dentro de cada uma delas, estariam abrigados pequenos comércios e empresas, estas organizações teriam seus "Exércitos" e permitiria embates.


Conclusão


Com todo essa descrição mais elaborada de como o jogo poderia ser organizado penso que é um bom "Start" e pode me ajudar a saber onde aplicar o esforço e quais dos pilares o jogo vai estar focado.


Acredito que o próximo passo para seria ainda alguns passos atrás do desenvolvimento, e uma elaboração destes textos pensados diretamente para o inglês (mantendo o português obviamente)

talvez isso possa me ajudar a treinar a escrita e também a preparar o terreno para um jogo globalizado, acho que isso seria uma boa Hehe.


Então uma exploração dos recursos dos posts do Wix para procurar uma função sobre isso seria bom.


E além do objetivo de desenvolvimento pessoal, voltando para o objetivo de criação do jogo, com os 3 pilares definidos o jogo se encaminha para algo 3D, talvez inicialmente um jogo apenas com o personagem, um quarto, e algumas poucas opções para interagir e conseguir recursos, grindar habilidades como escrita, força, perícia com equipamentos etc.


Penso que desta forma o jogo pode se iniciar.


E tudo isso com gráficos pra lá de ruins e sem animações, apenas capsulas que andam e interagem umas com as outras.


O inicio do jogo com o personagem sem conhecer onde se encontra, e quais organizações possuem poder naquela região, e para descobrir isso ele precisasse interagir com o mundo e as pessoas seria realmente muito foda.


Diálogos desbloqueáveis apenas com características do personagem em alta seria algo interessante também, afinal de contas é difícil comprar algo de alguém que não sabe explicar sobre aquilo que vende (Exemplo chulo).


Fomos para longe do tópico final mas este brainstorm pode render frutos.



11 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page