top of page
  • Foto do escritorLuiz Maciel Segura dos Santos

Baldur's Gate 3 Coisas que você precisa saber antes de começar a jogar (Sem Spoilers)


Capa da postagem com o título "Coisas que você deveria saber antes de jogar Baldur's Gate 3!"


Nesse guia vamos abranger controles básicos (que não são tão óbvios) que você precisa saber para ajudar na sua primeira jogatina (sem spoilers claro).



Controles básicos e interações


Destaque objetos interativos mantendo pressionada a tecla ALT. No entanto, tenha em mente que muitos recipientes e objetos ocultos geralmente não são destacados.

  • Isso é chamado de Mostrar Rótulos de Itens, caso queira alterar a tecla.


Destaque criaturas e personagens pressionando a tecla til (~) (a tecla à esquerda do 1).

  • Inimigos são vermelhos; ameaças com as quais você pode conversar são amarelas; aliados são verdes.

Examinar (inspecionar) e opções contextuais: clicar com o botão direito oferece opções para criaturas ou objetos sob o ponteiro do mouse.

  • "Examinar" uma criatura para avaliar suas capacidades ou estatísticas (mesmo durante o combate).

  • Em objetos, isso também é útil para arrombar fechaduras, mover, escalar, etc.


Rotação da câmera: por padrão, você pode usar o Botão Central do Mouse ou as teclas Q / E e Delete / End.


Cancelar uma ação selecionada de qualquer tipo clicando com o botão direito ou pressionando Escape.

  • Não pressione o botão direito nem Escape durante as cenas cortadas, pois isso vai pular algumas cenas completamente.

Dados Cármicos: por padrão, a Larian tem um sistema para reduzir o azar nos seus lançamentos de dados (matemática desconhecida). Se preferir usar lançamentos verdadeiramente aleatórios de d20, desative a opção Dados Cármicos (Configurações de Jogabilidade).


Mostrar perigos em seu caminho mantendo pressionada a tecla Shift e movendo o ponteiro do mouse sobre o terreno. Isso mostrará caminhos possíveis e também revelará:


  • locais que podem causar dano ou debuff em você, como fogo ou ácido: a linha do caminho será vermelha ou amarela;

  • um pequeno ícone circular indica se esse local está iluminado ou na sombra, o que afetará como o sigilo funcionará se alguém olhar para esse local:

    • círculo preto: escuro - você estará completamente escondido;

    • meio círculo: pouco iluminado - você fará um teste de sigilo mais fácil;

    • círculo completo: iluminado - você estará completamente visível ou fará um teste de sigilo difícil.

  • Esses indicadores são mostrados automaticamente quando você está em modo furtivo ou em modo baseado em turnos.

  • Além disso, quando em modo de Ocultar (sigilo), você pode ver onde as criaturas/pessoas podem te ver (indicado como uma área vermelha).


Destrua objetos, até mesmo baús, atacando o objeto. Tecla: mantenha pressionado CTRL ao mirar em um objeto ou simplesmente clique nos ícones de arma (corpo a corpo/distância).

[NOVO] * Observação: os itens não são destruídos ao usar esse método.


Você pode mover objetos (arrastando o mouse) e colocá-los de forma que permita escalar para cima. Você também pode colocar recipientes dentro do seu inventário!

  • Dica: algumas armadilhas no chão podem ser bloqueadas colocando um objeto sobre elas (como em DOS 1-2).


Alguns feitiços são Rituais que não consomem slots de feitiço ao serem lançados fora de combate! Procure pela tag de Ritual verde brilhante nas descrições dos feitiços. Não discutiremos feitiços ou táticas, mas mencionamos isso aqui, já que jogadores novos geralmente não têm conhecimento sobre o que são Rituais.



Gestão de Grupo


Movendo um personagem separadamente fora do combate:

Existem dois métodos...

a) Pressione o ícone Alternar Grupo/Desagrupar no lado esquerdo (tecla padrão: G). Você também pode arrastar o retrato de um personagem para destacá-lo dos movimentos do grupo.

b) Um personagem no modo de Ocultar (furtividade) pode se mover sem ser seguido pelo resto do grupo, mas outros membros agrupados também em furtividade seguirão.

Pressione o ícone Alternar Ocultar no lado esquerdo (tecla padrão: Shift+C) para alternar um grupo de personagens entre Ocultar/Não Ocultar. Isso afeta apenas personagens agrupados e não o grupo inteiro.


Alternar facilmente entre personagens pressionando F1, F2, F3, F4 ou clicando em seus retratos.

  • Clicar duas vezes em um retrato moverá a câmera para aquele personagem.

  • Durante um diálogo, apenas um personagem interage e não pode ser alternado.

  • No entanto, é possível controlar seus outros membros do grupo enquanto um está em diálogo (botão Seleção de Personagem à esquerda durante um diálogo), o que pode abrir diversas possibilidades fora do diálogo (aqueles que estão falando ficam parados no lugar).


Descansos Longos e Curto são feitos com o botão redondo na parte inferior direita (ao lado do grande botão de Encerrar-Turno).

Antes de fazer um Descanso Longo, considere que você pode fazer um Descanso Curto antes. Quase todas as classes recuperam algumas características após um Descanso Curto e você cura uma quantidade de HP (rola seus dados de HP modificados pelo bônus do modificador de Constituição).

  • Note que Descansos Longos (acampamento) acionam alguns elementos da história (converse com seus companheiros) e eventos, então você deve fazer alguns para se divertir, mesmo que seu grupo esteja bem.


Troca de membros do grupo: conversar com um companheiro permite que você peça para eles ficarem no acampamento (note que, dentro do acampamento, pode ser necessário conversar com eles mais de uma vez para ver essa opção). Então, você deve ser capaz de pedir para outro companheiro se juntar ao grupo ativo.

  • Se houver um método mais simples, nos avise.


  • [NOVO] Importante: na dificuldade mais fácil, me foi informado pelo Fextralife que você não pode multiclasse! O que explicaria por que algumas pessoas não foram capazes. Dica: mude temporariamente para a dificuldade Balanceada antes de subir de nível :P


Gestão de Equipamento


A melhor maneira de ver seu equipamento e selecionar suas armas compatíveis é pressionando I (Inventário).

  • Clicar nos conjuntos de armas (Corpo a Corpo ou à Distância) mostrará as armas nas quais você é proficiente. É importante configurar suas armas de Corpo a Corpo e à Distância nos slots apropriados antes do combate.

  • O restante desta interface do usuário é muito clara (autoexplicativa).


Visão geral do equipamento e estatísticas do grupo ao pressionar TAB.


Você pode enviar qualquer item diretamente para o baú do seu acampamento. Por exemplo, todos os alimentos armazenados na sua mochila de comida podem ser selecionados e enviados para o acampamento. Você também pode fazer isso enquanto pilha saqueando.


  • Selecione vários itens mantendo pressionada a tecla Direita-Ctrl.

  • Selecione todos entre dois itens mantendo pressionada a tecla Shift e clicando no inventário.

  • Divida uma pilha mantendo pressionada a tecla Shift e arrastando a pilha.


Venda de itens: você pode vender clicando duas vezes em um item ou arrastando-o sobre o estoque do comerciante (você não precisa clicar em um ícone de Equilíbrio como em DOS1-2).

  • É recomendável sempre fazer um Salvamento Rápido antes de negociar/comerciar.

  • Fale com os comerciantes com seu personagem que possui o maior Carisma e/ou Reputação com esse comerciante (visível no lado direito da janela de negociação), pois eles oferecem um desconto de preço muito significativo. Esse bônus é aplicado de acordo com quem iniciou a conversa, então os preços não mudam a menos que você saia do diálogo e reinicie.

Marque itens como "Mercadorias" (coisas para vender/fornecedor) [opção contextual do botão direito].

  • Você pode vender todas as Mercadorias de um determinado personagem (você precisa primeiro estar na janela de Comércio).

  • Um truque é colocar itens inúteis dentro de um recipiente carregado e depois vender todo o recipiente: todos os itens serão vendidos ao comerciante com segurança e o recipiente será esvaziado.


Interface de Combate


Clique no ícone de Ação ou no ícone de Ação Bônus para ver facilmente o que ainda pode ser feito naquele turno.

  • Esses são os símbolos verde e laranja acima da barra de atalhos.


Alternar entre conjuntos de armas (corpo a corpo >< alcance) facilmente com a tecla F (Alternar Conjunto de Armas)

  • ou use os pequenos botões perto do seu retrato.

  • Mudar quais armas (ou escudo) estão equipadas, durante o combate, custa uma Ação naquele turno, mas você pode alternar livremente entre armas de corpo a corpo e alcance depois. Mudar de armadura também custa uma Ação no combate.


Empunhar duas armas leves pode ser feito com qualquer classe em 5e. Você simplesmente precisa de duas armas leves (que geralmente funcionam com Destreza ou Força), mas um ataque secundário (extra) custa uma Ação Bônus.

  • Você pode opcionalmente sempre atacar com ambas as armas (usando tanto a Ação quanto a Ação Bônus) usando o botão Alternar Empunhadura Dupla (R) ou o ícone (logo abaixo da troca de armas). Esta opção sempre acionará o ataque secundário da mão secundária quando você clicar para atacar. Um ícone também deve aparecer na sua barra de atalhos para fazer um ataque da mão secundária manualmente (este é o método recomendado caso você precise de sua Ação Bônus para outra coisa).


Manobra de Desengajar para evitar Ataques de Oportunidade: se você se afasta do combate corpo a corpo, normalmente isso dá aos inimigos um ataque gratuito chamado Ataque de Oportunidade, mas isso consome a única Reação deles por turno. Você pode evitar isso fazendo a Ação de Desengajar.


Se você estiver equipado com um escudo no seu conjunto de armas de corpo a corpo, o bônus é aplicado mesmo quando você muda para seu conjunto de armas de alcance. Isso foi projetado para ser amigável ao jogador, então você não precisa alternar de volta para seu escudo a cada turno. MAS você não pode fazer um Ataque de Oportunidade (quando um inimigo se move perto de você) se estiver segurando uma arma de alcance, então continua sendo melhor alternar sempre para corpo a corpo antes de encerrar seu turno.


Mirar em uma criatura indica se seu personagem teria uma Vantagem ou Desvantagem durante um ataque e mostra algumas outras condições.


  • Você pode se curar lançando uma poção de cura! Sim, é estranho e surpreendente, mas funciona. Na verdade, funciona para a maioria dos tipos de poções (por exemplo, você poderia lançar um Antídoto em alguém para curar seu veneno). Da mesma forma, venenos podem ser lançados em inimigos (alguns podem não funcionar: precisa de mais testes). Você pode usar o ícone de ação Lançar ou clicar com o botão direito em um item no seu Inventário.


Efeitos elementares, como frio, eletricidade e fogo, frequentemente têm um impacto extra se atingirem poças de água, sangue, óleo, etc. Personagens com a condição Molhado (em uma superfície molhada) sofrerão o dobro de dano (!) de eletricidade, por exemplo.


Você pode incendiar armas/flechas ou aplicar outras substâncias usando a Ação Bônus de Mergulhar.


Iniciativa de Trabalho em Equipe: se você olhar para o Rastreador de Iniciativa (ordem dos retratos na parte superior da tela), note que seus membros do grupo muitas vezes podem escolher quem age primeiro se seus retratos estiverem agrupados. Embora seja difícil explicar aqui, você simplesmente verá que dois ou mais retratos no topo às vezes são destacados e agrupados juntos. Isso pode ser bastante útil de saber!


Alvo direto em um inimigo clicando em seu retrato no Rastreador de Iniciativa se você achar difícil alvejá-lo de outra forma.


Registro de Combate: está na parte inferior direita e precisa ser aberto (é realmente fácil de perder). Você também pode expandir sua altura.

194 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page